Eles são a alma do negócio. Conquistar clientes, mantê-los satisfeitos e trazê-los de volta para a empresa é um desafio para qualquer empreendedor. Oferecer um produto de qualidade aos consumidores é importante, mas há coisas a fazer além disso. A Forbes listou 10 formas de aumentar sua base de clientes. Confira:
1- Ofereça descontos e promoções aos novos clientes
Os consumdiores estão sempre em busca do menor preço e dispostos a fazer bons negócios. Ofereça cupons de descontos para serem usados na primeira compra e crie promoções do tipo "compre dois e leve a segunda unidade por metade do preço".
Ações desse tipo atraem as pessoas e dão um incentivo para que mudem seus hábitos de consumo. Com base nas primeiras compras, passe a monitorar os próximos passos de consumo dos clientes para que, no futuro, você possa criar ações de marketing mais direcionadas a cada pessoa.
2- Peça indicações
Uma vez que você tenha conseguido conquistar um novo cliente, é mais fácil que ele indique outras pessoas para que conheçam o seu trabalho. Mas isso não acontecerá de forma espontânea por parte do consumidor. É necessário manter contato com ele. Envie e-mails de avaliação para garantir que ele esteja feliz com a experiência de compra e, na sequência, mande outra mensagem pedindo indicações.
3- Retome contato com clientes antigos
Acione sua base de dados e procure por clientes que estão afastados das compras. Crie um cronograma para contatá-los regularmente - mandando e-mails a cada trimestre, por exemplo --, focando naqueles que não compram da sua empresa há pelo menos seis meses. Qualquer canal é válido: e-mail, SMS ou até mesmo ligações oferecendo promoções que possam fazer com que eles retornem aos negócios.
4- Invista no networking
Não há nada melhor do que encontros pessoais para manter -- ou recrutar -- aliados. Participe de convenções da área na qual sua empresa atua, esteja presente em reuniões do sindicato e promova eventos para que seus clientes possam saber quem você é e o que de fato você faz. Siga uma abordagem do tipo: "Como posso ajudá-los?"
5- Mantenha seu site sempre atualizado
Atualmente, a maior parte da prospecção de novos cliente é feita por meio de pesquisas online. Certifique-se de que seu site esteja sempre atualizado com as melhores ferramentas de busca e SEO e que a navegabilidade seja boa principalmente nos dispositivos móveis. O design também é muito importante. Garanta que um profissional competente e experiente ajude nessa etapa.
6- Invista em parcerias
Uma boa estratégia de baixo custo na atração de novos consumidores são as parcerias com outras empresas. Busque manter contato com aquelas que tenham uma base de clientes semelhante à sua e que não sejam suas concorrentes diretas.
7- Espalhe conhecimento
Mostre que você sabe o que faz e que é bom nisso. Participar de palestras, promover workshops e ministrar cursos online são algumas maneiras de mostrar sua expertise e espalhar seu conhecimento. Isso desperta interesse nas pessoas e ajuda a aproximá-las da sua empresa. Clientes em potencial terão uma boa primeira impressão de você e poderão passar a fazer parte de sua base de dados. Essa estratégia funciona muito bem para empresas B2B.
8- Usufrua de avaliações online e site de pesquisas online
É comum que as pessoas busquem opiniões de terceiros antes de comprar algo em algum lugar. Faça uma ronda na internet do que andam falando sobre seu produto ou serviço e atendimento. Valorize as avaliações positivas e relacione-as ao site da sua empresa. Além disso, incentive e reserve espaços para que seus clientes opinem sobre seu trabalho.
9- Participe de eventos comunitários
A grande tendência de hoje é o apoio a produtores e lojistas locais e independentes. Faça seu nome na comunidade frequentando eventos beneficentes abertos ao público e faça com que o nome de sua empresa esteja presente. Patrocine corridas locais e organize ações sociais. Isso fará bem para a imagem da empresa e automaticamente, pode atrair novos clientes.
10- Incentive seu cliente a trazer novos clientes
Adote a estratégia do "traga um amigo". Ofereça promoções atrativas para que seu cliente se sinta incentivado a trazer um conhecido para conhecer sua empresa. Caso seja um restaurante, por exemplo, pode criar promoções do tipo "compre uma entrada e ganhe a segunda".
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios