O segmento de e-commerce vem conquistando seu espaço há alguns anos e já virou uma tendência no Brasil e no mundo. Segundo um levantamento da Ebit | Nielsen, o marketplace é responsável por 78% do faturamento do setor de vendas online O crescimento do e-commerce e a migração das vendas físicas para a online foi a maior em 20 anos e promete continuar aquecendo o mercado em 2021. As vendas nestas plataformas foram a alternativa encontrada por empreendedores para superar esse momento desafiador que o varejo e também a economia tem passado.
Mas, gerenciar um negócio no mundo online não é uma tarefa simples, por isso, muitos marketplaces oferecem tecnologias que podem ajudar os vendedores no dia a dia. De acordo com Alexandre Nogueira, consultor oficial do Mercado Livre e CEO da Universidade Marketplaces - plataforma especializada em cursos para marketplaces - é comum lidar com obstáculos simples, mas contínuos na jornada de vendas.
"Por isso, algumas soluções tecnológicas surgiram para facilitar e otimizar esse processo dentro dos marketplaces. A incorporação de novos recursos, como o uso de inteligência artificial, pode simplificar ainda mais a operação", explica Nogueira.
Pensando nisso, o especialista separou 5 ferramentas que podem ser aplicadas ao marketplaces e ajudar nas vendas:
1. Recomendação de produtos
Com essa tecnologia é possível realizar um reconhecimento dos padrões de compra do consumidor e suas buscas recentes, para entender suas preferências e mostrar produtos que estejam alinhados ao que ele já busca. Esse mecanismo também gera estímulo para que compras perdidas sejam retomadas, diminuindo os índices de abandono de carrinho. Além de impulsionar o cross-sell de produtos relacionados ao interesse do seu consumidor.
2. Anúncios personalizados
Os vendedores podem pagar anúncios dentro da plataforma, valendo-se do conhecimento que ela tem dos consumidores para atingir diretamente o seu público-alvo. Além de gerar uma maior visibilidade para o marketplace e para a marca, a mídia paga também pode ser usada para aumentar a geração de tráfego para o seu site. O tráfego gerado pelos anúncios pagos possuem conversões muito mais diretas em relação aos conteúdos de um blog, por exemplo.
3. Reconhecimento de voz
Pesquisas por voz já fazem parte da nossa rotina, e são uma das competências da inteligência artificial. Por meio do aprendizado de máquina, é possível identificar a fala de um consumidor e varrer todos os produtos até encontrar o que foi solicitado. Dessa forma, uma empresa pode ter muito menos gastos ao montar um call center, uma vez que serão necessários muito menos colaboradores e equipamentos.
4. Sugestão de preço
Há tecnologias artificiais que ainda auxiliam os vendedores na hora de entrar na plataforma, sugerindo preços para novos itens de acordo com os demais produtos já cadastrados para facilitar as vendas nos marketplaces, ajudando os vendedores a se conectar com mais rapidez aos compradores em potencial.
5. Assistentes virtuais
Assistentes virtuais já estão presentes em vários sites e também nos marketplaces, essa tecnologia funciona como uma espécie de assistente que se comunica e interage com as pessoas com mensagens de texto automatizadas auxiliando os usuários a entender descrições de produtos, realizar pesquisas ou, simplesmente, oferecer algum suporte.
Fonte: Agência NoAr