A cultura de uma organização é um dos fatores mais determinantes para a sustentabilidade e perenização de uma empresa no mercado.
Por mais que a empresa tenha bons controles, políticas bem definidas e treinamentos constantes, no final do dia tudo depende de pessoas, atitudes e intenções.
Segundo Michael Comer, no seu livro FRAUDES CORPORATIVAS, 25% de todos os adultos mentem, roubam ou trapaceiam; 25% nunca fazem algo desonesto e 50% podem seguir qualquer dos dois caminhos.
É assustador pensar que segundo este estudo, existe a probabilidade real de que 75% dos adultos sejam propensos à atitudes fraudulentas.
Dito tudo, isso as atitudes dos líderes são fatores determinantes para a disseminação de uma cultura de integridade, de fazer o certo, de passar um exemplo íntegro e honesto.
E falando assim aparentemente passa-se a impressão de que os líderes, diretores e presidentes de companhias tem que ser balizados como pessoas que nunca podem cometer deslizes... Não! Não é isso que eu estou trazendo aqui à sua reflexão.
O que eu quero te dizer é que sendo você uma referência pública, um líder de sua empresa você tem que medir suas atitudes desde as mais simples de forma que isso transpareça, não a sua ação em si, mas o que através de você a empresa quer que seja assimilado como cultura dentro daquele ambiente chamado de empresa.
E em muitos casos, esse exemplo perpassa os muros da empresa chegando às famílias daqueles que lá trabalham, repassando isso aos maridos, esposas, filhos...
Veja o tamanho da responsabilidade de um líder!
Pense nisso, seja um bom exemplo, mude a sua empresa, transforme vidas!
Fonte: Contábeis