Empresas de alta performance não guardam uma fórmula mágica de sucesso. Obter desempenho positivo do negócio e equilíbrio financeiro requer uma combinação de várias peças-chave, que envolvem postura da liderança, investimento em inovação e tecnologia, cultura organizacional e, principalmente, um time engajado com metas e objetivos da companhia.
Na retaguarda de todo time de alta performance tem um líder que escala os profissionais certos para entrar em campo, que inspira cada um a superar os desafios, que compartilha a visão da companhia e se engaja com todos para alcançar a meta. Ou seja, o time vai ter alta performance, se o líder tiver alta performance.
A liderança deve partir do alto comando de uma empresa e ser espelho para todos os níveis hierárquicos. Uma colaboração mútua entre áreas e líderes e o uso de uma comunicação transparente e alinhada são iniciativas que associam a um melhor desempenho da empresa e de seus profissionais.
Empresas de alta performance são perfeitas?
O segredo de empresas de alta performance pode ser descoberto no dia a dia de uma corporação.
Sim, como em toda companhia, existem problemas variados, cometem-se erros, há dificuldades e desafios. Mas existem, principalmente, superação e maturidade para resolver ou ir à busca de solução para todas essas adversidades.
Gestores de empresas de alta performance agem proativamente, não ficam esperando por facilidades de qualquer natureza, focam nas soluções, trabalhando incansavelmente para implementá-las, é um trabalho que se desdobra e se constrói em equipe, ou seja, há uma forte sinergia uns com os outros.
O que sustenta a performance de excelência de uma empresa são várias ações e atitudes. A seguir, pontuamos algumas essenciais:
* Os valores da organização precisam ser bem definidos e disseminados a todos os seus profissionais;
* Traga para o seu time profissionais comprometidos com a visão da companhia e que compartilhem os mesmos valores e as mesmas motivações;
* Seja um líder motivador e inspirador, focando nas pessoas.
* Incentive o trabalho em equipe e valorize os talentos;
* Realize avaliações contínuas sobre os resultados e melhorar a rota de crescimento;
* Faça uma comunicação eficiente e saiba ouvir sua equipe, dando espaço para que ela fale e interaja sempre.
Uma consultoria especializada pode turbinar ainda mais o negócio da sua empresa e ajudá-lo nesse grande desafio.
Fonte: Contábeis