Muitos profissionais sonham em atuar em uma grande empresa, pois associam isso ao sucesso da carreira. De fato, o tamanho de uma companhia pode ter um grande impacto na experiência de trabalho que ela cria para as pessoas que empregam.
Quando se está buscando a carreira dos sonhos, a escolha entre uma pequena ou grande empresa pode trazer várias dúvidas sobre qual delas pode trazer mais oportunidades de progressão na carreira e benefícios.
O diretor de vendas do Indeed no Brasil, Felipe Calbucci, diz que tanto as grandes como as pequenas empresas têm seus prós e contras, por isso é bom considerar o conjunto de habilidades que podem ajudar a prosperar em uma determinada companhia.
"Às vezes, o tamanho pequeno de uma empresa pode tornar mais fácil para a gerência notar os colaboradores e seu conjunto de habilidades, o que torna possível para eles ajudar os funcionários a evoluir e melhorar cada habilidade que eles têm", disse o diretor de vendas.
Em geral, as pequenas e médias empresas desempenham um papel importante na economia, já que existem mais PMEs no mundo do que grandes empresas.
"Isto significa que as pequenas e médias empresas são responsáveis pelo emprego de muitas pessoas", explica Calbucci.
Em uma pesquisa recente realizada pelo Indeed, site de empregos número 1 no mundo, com mais de 700 tomadores de decisão em pequenas e médias empresas brasileiras, 46% disseram que pretendem contratar mais pessoas nos próximos 12 meses.
Diante disso, o Indeed compilou 3 vantagens principais que os candidatos podem ter ao escolher uma PME para desenvolver suas carreiras.
1. Flexibilidade
Pequenas ou médias empresas podem ter uma maior capacidade de oferecer mais flexibilidade em diversos sentidos. O tamanho pode ajudar a agilizar os processos de tomada de decisão e comunicação. Isso significa que uma empresa deste porte pode promover mudanças de maneira mais rápida e eficiente, seja para metas ou processos específicos de projetos, ou até mesmo para grandes políticas da empresa.
Além disso, as PMEs também podem oferecer mais flexibilidade aos colaboradores, como horários flexíveis, opções de trabalho remoto, dress code casual, entre outros benefícios. De fato, na pesquisa realizada pelo Indeed com PMEs, quando perguntados sobre o que estão oferecendo aos funcionários a fim de permanecerem competitivos com as grandes empresas, 47% dos tomadores de decisão disseram que estão oferecendo trabalho remoto e horário de trabalho flexível.
2. Desenvolvimento profissional
Ao contrário do que as pessoas possam pensar, o desenvolvimento profissional e a progressão na carreira podem ser mais fáceis de alcançar em uma empresa menor. E isso porque as pessoas que trabalham para uma PME podem trabalhar mais perto da liderança e gerência do que aqueles que trabalham para uma grande empresa.
Calbucci explica que, por exemplo, uma nova contratação em uma empresa de pequeno ou médio porte pode ter mais probabilidade de se encontrar e trabalhar diretamente com o diretor da empresa.
"Isto pode permitir que eles adquiram novas habilidades e conhecimentos diretamente de profissionais experientes, e também pode melhorar a compreensão do que estes profissionais fazem pela empresa no dia-a-dia".
As PMEs também não estão necessariamente atrasadas quando se trata de investir em oportunidades de avanço para seus funcionários. A pesquisa do Indeed mostrou que 32% dos entrevistados oferecem oportunidades de avanço, tais como reembolso em cursos, palestras e seminários.
3. Cultura e missão da empresa
Uma forte cultura empresarial é aquela em que os indivíduos se sentem respeitados, valorizados e confortáveis. Enquanto algumas grandes empresas podem desenvolver sua própria marca de cultura corporativa, as empresas menores têm mais oportunidades de fomentar uma cultura e uma comunidade empresariais que se alinhem com os sistemas de valores e incluam realmente todos os membros da organização.
De acordo com o diretor de vendas, as PMEs, em geral, oferecem uma atmosfera ou cultura diferente das grandes empresas.
"Uma empresa menor pode ser mais capaz de se adaptar às necessidades dos funcionários e oferecer um dia de trabalho mais variado, com mais oportunidades para desenvolver suas habilidades", disse ele.
Trabalhar para uma empresa de pequeno ou médio porte também pode ajudar o colaborador a se sentir mais próximo da missão da empresa. O valor que a empresa agrega ao mundo pode, de fato, ser uma das razões pelas quais uma pessoa pode escolher trabalhar lá. Quando a empresa é menor, pode ser mais fácil ver como seu trabalho contribui diretamente para ajudar a cumprir essa missão.
"Isto ajuda o funcionário a se sentir realizado por seu trabalho e satisfeito com sua posição dentro da empresa", conclui Felipe Calbucci.
Fonte: com informações do Indeed