Desde janeiro de 2023, as organizações estão obrigadas a emitir o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) exclusivamente por meio eletrônico. Especialistas afirmam que essa mudança traz benefícios para as empresas e não apenas mais trabalho.
O PPP é um documento que reúne informações importantes sobre as condições de trabalho dos colaboradores, incluindo dados sobre possíveis exposições a agentes prejudiciais e de risco à saúde.
Confira oito benefícios do PPP Eletrônico para as organizações:
1. Minimiza os erros no preenchimento do documento;
2. Mantém as informações dos profissionais atualizadas graças à possibilidade de atualização dos dados em tempo real, de acordo com os acontecimentos;
3. Aumenta a segurança jurídica para as empresas, evitando ações judiciais indevidas, inclusive as relacionadas à aposentadoria especial;
4. Otimiza os possíveis processos de fiscalização e auditoria dos dados relacionados aos colaboradores;
5. Garante agilidade e a confiabilidade no processo de transmissão das informações aos órgãos públicos e sindicatos;
6. Permite que a empresa seja mais eficiente e transparente no apoio aos profissionais que precisam requisitar benefícios e serviços previdenciários, incluindo a aposentadoria especial;
7. Por meio dos dados gerados, permite a criação de estatísticas que podem ser úteis tanto para ações de vigilância sanitária e epidemiológica quanto para análise de riscos ambientais e monitoria da qualidade da saúde do trabalhador;
8. Minimiza a insalubridade laboral e o índice de sinistralidade.
É importante destacar que a tecnologia tem se mostrado como uma excelente aliada das organizações interessadas em progredir e se tornarem cada vez mais competitivas. Ela é útil não apenas para otimizar os processos como também para fornecer informações que apoiem tomadas de decisões.
O segredo está na escolha da solução que melhor se adequa às necessidades do negócio, além de ter ao lado um fornecedor que se posicione como parceiro nessa jornada.
Fonte: Contábeis